Espetáculo itinerante Casa Rosa dos Ventos estreia dia 6 de dezembro com direção geral de Fabiana Tolentino

SOBRE O EVENTO

Início: 06/12/2019 20:30
Fim: 16/12/2019 20:30
Onde: Casa Rosa dos Ventos Serviço Local: Nosso Espaço - Rua Cajaíba, 531 - Perdizes

A peça é uma produção da M.O.T.I.M (Mulheres Organizadas por um Teatro em Infinito Movimento), que tem os trabalhos voltados para temas como feminismo, arte e espiritualidade. Idealizada por Fabiana Tolentino, conta também com o suporte e a colaboração ativa de mais de 20 artistas, entre mulheres e homens interessados nesta qualidade de debate

Créditos para Fabiana Tolentino

 

Inspiradas pela cultura xamânica, as atrizes Fabiana Tolentino e Luciana Bollina idealizaram uma peça itinerante, sem dramaturgia linear, um jogo de direções, onde o tema central é relação com o Tempo. No espetáculo, a plateia é convidada a seguir qualquer direção e assistir o que quiser nos diversos cômodos da casa que recebe a encenação. 

É uma experiência-instalação na qual a plateia precisa escolher o que assistir ou não, além de decidir se vai obedecer as ordens que vem de duas personagens provocadoras, que são uma espécie de mestres de cerimônia. 

A dramaturgia foi escrita a partir dos Escudos Xamânicos (representados por animais que protegem cada direção da Rosa dos Ventos: Águia do Leste, Coiote do Sul, Urso do Oeste e Búfalo do Norte). As cenas criadas abordam questões feministas associadas ao significado de cada animal, abrangendo temas como: a criança interior, repetição de padrões familiares, sexo e masculinidade tóxica. “A gente trabalha esses temas todos respeitando a sacralidade que existe neles, mas sempre com uma pitada de irreverência. Mostrando que o sagrado e o profano podem (e devem) conviver juntos em harmonia” comenta Fabiana Tolentino.

 

A peça tem direção musical de Pamella Machado e Pedro Arrais. Todas as músicas são originais e foram compostas pelo elenco para o projeto, principalmente por Pamella Machado, Luciana Bollina, André Torquato e Pedro Arrais, mas todos da equipe participaram no processo de criação das músicas e arranjos. Ainda sobre a parte musical, Fabiana completa: “Seguindo na linha de misturar sagrado e profano, misturamos bases de música eletrônica com tambores veganos (com couro não-animal), instrumentos musicais e a voz. Tirando a base eletrônica, tudo é executado ao vivo”.

Sobre o  M.O.T.I.M:

 

Dentro de uma cultura de opressão às mulheres e aversão ao termo “feminista”, onde muitos julgamentos são lançados em cima das que se auto intitulam dessa forma, o coletivo sentiu a necessidade de apresentar ao público diferentes perspectivas sobre essa palavra. Com início em julho de 2018 através de um grupo de estudos semanal, o grupo cria seu primeiro espetáculo: LUGAR DE ESCUTA; a peça busca aproximar o público a uma diversidade de discursos, abrindo espaço para que minorias políticas pudessem exercer seu lugar de fala. Foram 5 temporadas de sucesso, realizadas através de financiamento coletivo e de seus desdobramentos, duas no Teatro do Núcleo Experimental, duas na Casa Travessia e duas sessões, no CEFTEM e no Teatro Prudential, realizando assim uma breve passada pelo Rio de Janeiro; também foram convidadas pela Chiado Books a lançar o texto em livro, mais de 300 exemplares vendidos em menos de 3 meses. 

 

 

Ficha técnica

 

Idealização: Fabiana Tolentino e Luciana Bollina

Direção geral: Fabiana Tolentino

Direção musical: Pamella Machado e Pedro Arrais

 

Elenco

Face exposta da lua (artistas que estão no palco):

Luana Zehnun - Magia

Lurryan Nascimento - Ordenador

André Torquato - Urso

Fabiana Tolentino - Águia

Luciana Bollina - Coiote

Pamella Machado - Búfalo

 

Face oculta da lua (artistas que estão no backstage):

Luisa Sabino

Luka Borges

Pedro Arrais

 

Nota: Toda a produção da peça, incluindo todos os textos, músicas originais, idealização e produção de cenário, figurino, luz, edição de vídeo, entre outras funções, foram realizadas em criação coletiva por toda a equipe acima, com exceção de:

 

Artes visuais: Lurryan Nascimento

Logo do M.O.T.I.M: Bia Riedel

Adereços: Luana Zehnun

 

Casa Rosa dos Ventos 

Serviço

Local: Nosso Espaço - Rua Cajaíba, 531 - Perdizes

Temporada - Sexta a segunda às 20h30, até 16 de dezembro

Lotação: 44 lugares

Ingressos antecipados: motim.ingressos@gmail.com

Duração: 1h20

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)

Classificação etária: 16 anos

 
 
 
 
 
Área de anexos
 
 
 

MAPA

Clique para habilitar o mapa
Casa Rosa dos Ventos Serviço Local: Nosso Espaço - Rua Cajaíba, 531 - Perdizes